Interseccionalidades de Religião, Sexualidades e Gêneros nos processos de Escolarização
Coordenadora:
Denise da Silva Braga (UFVJM)
Tema:
A emergência das novas/outras identidades nas cenas contemporâneas coloca em evidência um processo de desregulamentação da produção identitária, desalojando os sujeitos das posições anteriormente reconhecidas e possíveis para uma experiência de viver com/na diferença. Nestes contextos, são realçadas as possibilidades criativas dos sujeitos e as identidades anteriormente tidas como “naturais” e estáveis dão lugar a um processo de produção de si que desafia, inclusive, os discursos hegemônicos nos quais se firmaram os projetos educativos. Este simpósio propõe congregar investigações que focalizam as interseccionalidades da religião, sexualidades e gêneros nos processos de escolarização e na formação de professores Nosso interesse é reunir diversas perspectivas, experiências e contextos para discutir como os limites, disputas e embates dos enquadramentos normativos configuram e conformam gêneros e sexualidades nos corpos escolarizados e como as escolas e os currículos têm se tornado um campo disputado de regulação. Interessam-nos, de modo especial, as pesquisas sobre os discursos religiosos e suas apropriações no campo educacional, sobremaneira no que tange à produção de currículos para o trabalho pedagógico com as sexualidades e gêneros na Educação Básica e na formação de professores.