Religião, Tecnologia e Ciência: Realidades Virtuais e Digitais
Coordenadores:
Mariana Vital (ULHT) e Filipe Luz (ULHT)
Tema:
No advento da tecnologia e da ciência o imaginário humano expande-se construindo novas ferramentas que exploram a sua criatividade e desafiam a sua percepção e intelecto. As experiências em realidades virtuais e digitais representam mais um plano de experimentação humana.
Numa dimensão teórica, as questões levantadas na psique humana durante este processo de conquista e engenharia intelectual pode assumir várias formas, mas a mais apelativa é a da modalidade lúdica: um jogo, um software social, uma experiência cinematográfica, etc. Como construtores e habitantes de mundos novos, somos convidados a reflectir sobre os nossos padrões de comportamento e pensamento, a nossa auto-percepção e nos nossos arquétipos de inspiração: quem somos, quem parecemos ser, quem queremos ser. Que mitologias se constroem e reconstroem na cosmogonia tecnológica?
E na dimensão prática? Ainda que o exercício de experimentação de novos mundo aparente ser livre, não deixa de ser mediado pela própria ferramenta onde o universo é trabalhado. O que legitima a pergunta: que implicações tem este exercício caracterizado pela mediação tecnológica, e que especificidades assume esta ferramenta na reprodução e experimentação de narrativas religiosas numa cultura de ciência?
Este Simpósio Temático desafia os seus proponentes a reflectir sobre o universo digital e virtual, as implicações tanto teóricas como práticas da ferramenta que é mundo e é mediador.