III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões Religião, Ecologia e Natureza

LISBOA | 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2020

III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões

LISBOA | 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2020

«Religião, Ecologia e Natureza»

O III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões: Religião, Ecologia e Natureza, é um evento científico internacional de importância fundamental para a atualidade dos estudos das religiões e espiritualidades. Reúne o melhor da dinâmica de investigação dos países falantes de português e de outros departamentos universitários de países não lusófonos, mas que estudam as realidades religiosas dos espaços da lusofonia.

Nesta terceira edição internacional, o tema escolhido para o congresso centra-se na relação entre Religião, Ecologia e Natureza. Este ponto de partida compreende a ideia de Criação, ou do momento criador de toda a realidade que, dependendo das especificidades de cada movimento ou tradição, merece o empenho do respeito por parte de todos. Sendo neste olhar para o momento primeiro, para o dever de respeitar o acto criador e aquilo que dele resultou, que temos, já não o mínimo denominador comum, mas um muito largo consenso de valores que vão muito além das próprias confissões.

Num diálogo tão antigo como a própria humanidade, o convite é feito aos trabalhos sobre esta relação entre o que é humano, o que é natural, o que é responsável, o que é sagrado, e sobretudo, o que pertence a todos e por todos tem que ser mantido.

 

Organização


Co-organização


Entidades Associadas


Universidades Parceiras