II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões

História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções

LISBOA | 27 a 30 de Maio de 2017

O Ensino Religioso e o Ser Pessoa: Confessional, Plural e Relacional

Coordenadora:

Jacirema Thimoteo dos Santos (PUC – RJ)

Tema:

Citado nas Resoluções CNE/CEB nº 2/98 e nº 7/2010 como Área de Conhecimento e em outras leis como a Constituição Federal do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, o Ensino Religioso é um direito de todo aluno. Neste sentido, faz-se necessário investigar e analisar se as diversas propostas curriculares existentes no Sistema Educacional Brasileiro têm como prioridade àquele que deve ser efetivamente considerado: o aluno. É este em sua condição concreta, como pessoa, que deve ser o critério de discernimento para qualquer proposta curricular. Este Simpósio Temático tem como objetivo refletir estudos e pesquisas sobre o conceito de pessoa para a Filosofia, a Psicologia, a Sociologia e para as religiões encontradas dentro da nossa diversidade religiosa e a relação de tais conceitos com as propostas curriculares. Por isso, que o mesmo pretende reunir trabalhos de pesquisadores de áreas afins que versam sobre este assunto, refletindo que o Ensino Religioso deve compreender a individualidade do ser pessoa enquanto pertença de um credo, mas saber articular com a relacionalidade entre os vários credos, ou seja, mesclar confessionalidade e pluralidade com relacionalidade.

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