III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões
« Religião, Ecologia e Natureza »

LISBOA | 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2020

Novas Espiritualidades Contemporâneas

Coordenadores:

Salomé Marivoet (ULHT) e Silas Guerriero (PUC-SP)

Tema:

Este Simpósio Temático acolhe trabalhos que buscam compreender as características assumidas pela religião nas sociedades contemporâneas a partir de diferentes perspectivas teóricas no âmbito da Ciência das Religiões. Almeja lançar luz sobre as bricolagens e interlocuções feitas pelos novos modos de lidar com a espiritualidade, em especial aquelas entendidas por muitos como não religiosas e os processos de privatização da religião. Pretende reunir tanto trabalhos que lidam com dados empíricos, como os que levantam questões teóricas pertinentes.

Constitui objectivo deste simpósio o aprofundamento do conhecimento e da reflexão em torno das manifestações das novas espiritualidades ou formas religiosas do Movimento Nova Era nos países lusófonos através da participação de estudiosos ou interessados sobre o tema. Como evento científico, não se pretende discutir a veracidade dos fenómenos religiosos em análise, mas sim a sua compreensão nas múltiplas formas em que se manifestam, donde várias problemáticas, enfoques ou aspectos poderão ser apresentados.

Serão aceites as comunicações frutos de pesquisa sobre as novas formas de espiritualidade, os novos movimentos religiosos e a Nova Era e também as transformações, arranjos, rearranjos, diálogos e interlocuções feitas no âmbito das religiões, em especial as transformações novaeristas das religiões tradicionais no mundo lusófono.

Organização


Co-organização


Entidades Associadas


Universidades Parceiras