III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões
« Religião, Ecologia e Natureza »

LISBOA | 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2020

História Cultural das Religiões

Coordenadoras:

Júlia Rany Campos Uzun (UNICAMP) e Sara Cristina de Souza (UNICAMP)

Tema:

Este simpósio temático busca trazer à tona uma série de discussões acerca do estudo das religiões a partir da perspectiva da História Cultural. Tal abordagem foi impulsionada pela virada linguística e cultural, a partir do final da década de 1970, quando historiadores e outros pesquisadores em Humanidades passaram a relativizar os esquemas teóricos generalizantes, priorizando as distinções de natureza cultural em detrimento das explicações econômicas, políticas e sociais até então em voga.

A História Cultural, por seu turno, permite aos estudiosos pensar as diferentes religiões a partir das práticas e estratégias cotidianas, ressignificando os conceitos religiosos como partes integrantes das culturas nas quais se inserem. Dessa forma, o estudo das religiões torna-se relevante ao auxiliar na desconstrução das generalizações que podem vir a ser utilizadas como instrumentos de violência e coerção em várias temporalidades e espacialidades.

O simpósio temático pretende abrigar trabalhos que discutam questões téoricas e metodológicas acerca da História das religiões, reunindo também temas ligados à História das instituições religiosas, à discussão entre gênero e religião, às questões ligadas ao missionarismo, aos debates entre mídia e religião, aos questionamentos sobre as práticas, discursos e devoções religiosas nas sociedades contemporâneas, de forma multicultural e plural.

 

Organização


Co-organização


Entidades Associadas


Universidades Parceiras